Jateamento

Método que utiliza abrasivos como: granalha de aço,microesferas de vidro, escória de cobre, óxido de alumínio sintetizado ou outros abrasivos projetados, por ar comprimido, contra a superfície. Através dele se elimina todas as impurezas do metal, permitindo efetivo contato do revestimento com o substrato e garante que a superfície apresente uma rogusidade adequada permitindo ancoragem do revestimento.

Tipos

Padrão Sa 2,5 (JATO QUASE BRANCO)
Consiste na remoção de toda a carepa de laminação, ferrugem, incrustações, matérias estranhas, etc., de maneira tão perfeita, que os restos só aparecem como ligeiras manchas ou raias. A superfície jateada deverá apresentar uma cor cinza clara.

Padrão Sa 3 ( JATO BRANCO)
Consiste na remoção de toda e quaisquer impurezas das superfícies, deixando-as completamente limpas, com cor cinza muito clara e uniforme, sem quaisquer manchas ou raias.

Padrão Sa1 (BRUSHOFF)
Consiste em remover a casca de laminação, os óxidos e as partículas estranhas soltas, por jateamento, não sendo a intenção do método deixar a superfície completamente livre da casca de laminação, incrustações de ferrugem e pinturas anteriores aderentes, porém, estas deverão estar suficientemente firmes, formando parte integrante da superfície, de modo a permitir a adesão das películas de tintas primárias.

Padrão Sa2 (COMERCIAL)
Consiste na remoção, praticamente, de toda a carepa de laminação, estratificação de ferrugem, restos de tintas e materiais estranhos, exceto ligeiras sobras, listas ou manchas, causadas pela coloração de ferrugem. Se a superfície apresentar cavidades de corrosão (pitting), ligeiros resíduos de ferrugem ou pinturas anteriores podem ser encontrados no fundo das cavidades. Após jateamento a superfície deverá apresentar uma coloração acinzentada.

voltar